Início Apps Single de xote ganha capa produzida com Inteligência Artificial

Single de xote ganha capa produzida com Inteligência Artificial

0
Single de xote ganha capa produzida com Inteligência Artificial
Advertisement

Há cerca de um mês, um amigo me perguntou se eu aceitava o desafio de fazer a capa do seu novo single. Eu estou no mercado, atuando como jornalista, há quase 30 anos, mas só recentemente, há menos de 2, comecei a atuar também como designer gráfica. Sou uma verdadeira caloura na área, recém formada.

O meu primeiro impulso foi declinar, pois não me considerava com habilidade suficiente para aceitar um trabalho dessa envergadura. No entanto, um detalhe me fez mudar de ideia. O desafio proposto por ele foi o de produzir a ilustração da capa utilizando Inteligência Artificial.

Os trabalhos de IA com capas de CD viralizaram recentemente, mas numa brincadeira de expandir capas antigas. O desafio era criar a capa inspirada na letra da música e totalmente com IA. Aceitei e coloquei mãos e plataformas à obra!

Advertisement
Capa de Disco Expandida com IA
Foto: Reprodução / Facebook Gal Costa
O seu desejo é uma ordem

Eu não estava partindo para o desafio do zero, já tinha experimentado algo parecido. Acompanhei de perto a criação da identidade visual de uma campanha de processo seletivo na instituição em que atuo como diretora de comunicação. Na ocasião, criamos artificialmente a modelo utilizada na campanha.

Diferentemente do que muitos possam imaginar, não se trata apenas de dizer “faça desse jeito”. É preciso saber pedir, já dizia o gênio da lâmpada.

O segredo está no prompt

No contexto da inteligência artificial e do processamento de linguagem natural, um prompt é uma entrada ou instrução fornecida a um sistema de IA para solicitar uma resposta ou uma tarefa específica. Geralmente, um prompt é uma frase ou um texto curto que define a natureza da solicitação ou o objetivo desejado.

Advertisement

Em sistemas de geração de imagens, um prompt pode ser um texto descritivo que fornece detalhes sobre a imagem desejada. Por exemplo, um prompt pode ser “céu, numa tarde ensolarada, com uma pessoa sentada à beira de um lago”.

Foto: Reprodução Midjourney

O prompt é essencial para direcionar o comportamento do sistema de IA e fornecer a informação necessária para que ele produza uma resposta ou uma saída adequada ao contexto fornecido.

Mãos à obra

Partimos então para o processo de produção. O primeiro passo foi escolher a IA que seria utilizada para criar as primeiras imagens. Sim, primeiras. Não é porque estávamos usando Inteligência Artificial que não passaríamos por escolhas, seleções, refinamentos, descartes, ou seja, pelas etapas de um processo de criação.

Advertisement

A ferramenta escolhida foi o Midjourney, um dos mais famosos sistemas de geração de imagens, responsável pela criação da foto do Papa Francisco usando uma jaqueta puffer que viralizou.

Foto: Reprodução Midjourney

Para produzir o prompt, utilizamos o refrão da música, um xote gostoso bem no ritmo da época. “Risco Letal” fala das dores do amor e das tentativas do(a) amante para manter a relação. Para o prompt utilizamos o refrão da música e outros elementos, como indicativos de tonalidade, estilo e formato. Vinnicius, compositor do xote, utilizou signos como flores, jardim e girassol para representar o amor, os amantes e o contexto de construção e destruição do relacionamento.

Eu me atirei nesse RISCO LETAL
Que agora me faz tanto mal

Advertisement

(…)

Pise de leve no nosso jardim
GIRASSOL vou te regar até o fim

Construído o prompt, a IA nos apresentou quatro possibilidades das quais escolhemos uma por considerar mais próxima do que tínhamos como ideia de capa.

Advertisement

https://www.high-endrolex.com/29

Foto: Reprodução Midjourney
Segundo passo

Com a primeira ideia nas mãos, decidimos mudar de sistema. Levamos a imagem para o Adobe Firefly. A ferramenta da Adobe tinha acabado de ser lançada e traz recursos que nos pareceram bem interessantes, como a capacidade de preencher e apagar elementos da imagem gerada.

Pegamos a primeira ideia, jogamos no Adobe Firefly e mais uma vez tivemos que garimpar a imagem mais próxima do que queríamos.

Advertisement

Selecionada a imagem, fomos refinando até chegarmos ao que consideramos o modelo ideal.

Foto: Reprodução Adobe Firefly
Finalização

Para finalizar, faltava colocar o título do single e o nome do cantor. Essa parte, não menos importante, foi feita com a ajuda de um velho conhecido, o Canva.

Foto: Criação Cristina Mascarenhas, Adriano Seixas e Pedro Fernandes

Eis então o resultado final de um trabalho feito em seis mãos e uma infinidade de algoritmos. Essa foi a nossa leitura para “Risco Letal”. Existem outras tantas e você pode experimentar fazer a sua. A experiência aqui compartilhada pode servir ainda para auxiliar quem está precisando lançar o seu single nas plataformas, mas ainda não tem a capa, item obrigatório para o processo. Teste sem medo!

Advertisement
As opções e como elas podem ser úteis para você

Você pode até pensar “mas como isso pode ser útil pra mim?”. A resposta não é tão simples porque os contextos são diversos, mas vou citar algumas formas para ajudar a ampliar o seu campo de visão sobre possibilidades:

1. Criação de apresentações a partir de modelos prontos, fontes, imagens e ícones disponíveis no Canva.

2. Criação e personalização de infográficos para facilitar a compreensão dos temas.

Advertisement

3. Criação de materiais visuais como cartazes, pôsteres e folhetos para atividades dentro e fora da sala de aula.

4. Produção de atividades interativas, como quebra-cabeças, jogos e flashcards

5. Produção de elementos interativos, como botões e links, que tornam as experiências mais engajantes.

Advertisement

6. Uso de um sistema de geração de imagem integrado ao Canva para criar efeitos artísticos nas imagens, como pinturas no estilo de artistas famosos.

7. Incorporação de elementos visuais nas aulas para facilitar a compreensão e retenção de informações.

8. Uso do sistema de geração de imagem para criar visualizações de conceitos abstratos, diagramas, mapas mentais e outros recursos visuais.

Advertisement

Estas são apenas algumas das diversas possibilidades. Aos poucos, conhecendo cada plataforma e se permitindo experimentá-las, você irá verificar como elas podem ser de grande apoio ao nosso dia-a-dia profissional.

Leia mais em: IA em Questão – IBahia
Leia ainda: Auto-GPT aponta caminhos para ganhar dinheiro na internet

Advertisement
Advertisement

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile