Robô bom de bola: o que acha de contratar “DribbleBot” para o seu time?

Mais Lidas

Quando as plantas falam: o som do sofrimento

Por meio de um algoritmo de inteligência de artificial pesquisadores da Universidade de Tel...

Conheça as carreiras de TI promissoras e com vagas disponíveis nos últimos concursos públicos

Nos últimos concursos públicos na área de Tecnologia da Informação (TI), foram abertas diversas...

Estudantes baianos produzem avião de madeira e são vice-campeões em competição mundial

Um avião de madeira e um prêmio internacional. Estudantes da Universidade Federal da Bahia...
Notícias da Agência Sertão

Um robô bom de bola! Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL), do Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolveram um sistema robótico com pernas que pode conduzir uma bola de futebol nas mesmas condições que os humanos. O DribbleBot é capaz de levar a bola com as patas em diversos terrenos naturais, incluindo areia, cascalho, lama e neve. Não se trata de nenhum Neymar e está muito distante de vir a ser um Lionel Messi, mas DribbleBot marca um golaço no campo dos estudos sobre mobilidade robótica. 

De acordo com os pesquisadores, para projetar o robô, eles identificaram os principais desafios da manipulação de bolas de futebol na natureza. Entre os desafios estão a dinâmica de movimento variável da bola e a percepção, a partir de câmeras montadas no corpo do robô. Eles acreditam que o sistema forneça evidências promissoras de que os robôs com pernas são fisicamente capazes e adequadamente sensorizados para jogos de futebol variados e dinâmicos no mundo real. 

Para além do futebol

O DribbleBot também pode se recuperar de quedas devido a um controlador de recuperação que a equipe incorporou em seu sistema. Este controlador faz com que o robô se levante, após uma queda, e volte a perseguir a bola sem as comuns interrupções de movimento. 

Ainda há um longo caminho a percorrer para tornar esses robôs tão ágeis quanto os humanos, além disso, alguns terrenos são desafiadores para o DribbleBot. Atualmente, ele não consegue superar declives ou escadas. Se houver um degrau, por exemplo, o robô ficará preso — não conseguirá levantar a bola sobre o degrau. 

Os pesquisadores também estão ansiosos para aplicar as lições aprendidas durante o desenvolvimento do DribbleBot em outras tarefas que envolvem locomoção combinada e manipulação de objetos. A ideia é que ele possa transportar rapidamente diversos objetos de um lugar para outro usando as pernas ou os braços. Além dessas façanhas no futebol, esses robôs podem um dia ajudar os humanos em missões de busca e resgate.

Clique aqui e veja DribbleBot em ação!

Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Úlimas

Não precisa escolher, una as forças das ferramentas de IA

Quando juntamos forças, as tarefas tendem a ser resolvidas com mais agilidade e facilidade....

Vantagens do Chat GPT-4: o que você precisa saber

O Chat GPT-4, a versão mais recente do modelo de linguagem da OpenAI, está...

Single de xote ganha capa produzida com Inteligência Artificial

Há cerca de um mês, um amigo me perguntou se eu aceitava o desafio...