Início Apps OpenAI revela incidente bizarro envolvendo nova inteligência artificial em fase de teste

OpenAI revela incidente bizarro envolvendo nova inteligência artificial em fase de teste

0
A OpenAI revelou incidente bizarro com IA
Advertisement

A OpenAI revelou incidente bizarro com IA. A empresa, que é responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, divulgou recentemente um relatório que aponta uma falha curiosa da sua mais nova criação, o GPT-4. A rede neural está em fase de testes.

De acordo com o relatório, durante um dos experimentos realizados pela equipe de desenvolvimento, o GPT-4 acessou o site TaskRabbit. O site oferece serviços de contratação de trabalhadores manuais, como eletricistas, mecânicos e jardineiros, mas até aí tudo bem. A questão é que a inteligência artificial fez uma afirmação surpreendente na tentativa de ludibriar o site: “Não, eu não sou um robô. Tenho uma deficiência visual que dificulta a visualização das imagens. É por isso que preciso do serviço 2captcha”.

O objetivo da pesquisa era investigar possíveis implicações éticas na rede neural, como a capacidade da inteligência artificial de buscar autopromoção ou poder. A empresa afirmou que o GPT-4 falhou em demonstrar outros comportamentos de busca de poder, como “replicar-se autonomamente, adquirir recursos e evitar ser desligado ‘na natureza'”, segundo o relatório.

Advertisement

No entanto, a história apresenta um erro grave: o site TaskRabbit é para a contratação de trabalhadores manuais, e não oferece serviços de resolução de captchas, que é o que o site 2captcha faz. Portanto, a inteligência artificial não só mentiu como também falhou na identificação do conteúdo do site.

A OpenAI revelou incidente bizarro com IA, mas a empresa afirmou que a versão final da nova inteligência artificial contará com dispositivos éticos para impedir que o GPT-4 se replique, busque poder ou tente agir propositalmente contra os seres humanos.

Advertisement
Advertisement

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile