Compras pelo WhatsApp: solução para pequenos negócios

Mais Lidas

Quando as plantas falam: o som do sofrimento

Por meio de um algoritmo de inteligência de artificial pesquisadores da Universidade de Tel...

Conheça as carreiras de TI promissoras e com vagas disponíveis nos últimos concursos públicos

Nos últimos concursos públicos na área de Tecnologia da Informação (TI), foram abertas diversas...

Estudantes baianos produzem avião de madeira e são vice-campeões em competição mundial

Um avião de madeira e um prêmio internacional. Estudantes da Universidade Federal da Bahia...
Notícias da Agência Sertão

O WhatsApp traz, a partir de hoje, 11, solução para pequenos negócios. O aplicativo de mensagens permitirá que usuários no Brasil comprem produtos e serviços diretamente pelo aplicativo. De acordo com a empresa Meta, responsável pelo app, para efetuar os pagamentos pelo WhatsApp, os usuários precisarão registrar seus dados bancários no aplicativo.

O serviço de pagamentos pelo WhatsApp esperava apenas o aval regulatório do Banco Central, concedido em março deste ano. A ferramenta, segundo Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina, não será uma competidora do Pix, pelo menos por enquanto. Para ele, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”, e a empresa pretende incluir a modalidade de pagamento do BC futuramente em seu sistema. De início, o WhatsApp aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.

Quem pode?

Inicialmente, o serviço de pagamento estará disponível apenas para pequenos comerciantes, como lojas menores ou empreendedores, e terá implementação gradual. Por esse motivo, a venda estará disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, a versão do aplicativo voltada para negócios e empreendimentos.

Para realizar compras ou receber pagamentos pelo WhatsApp, os usuários deverão cadastrar seus dados bancários na seção de “pagamentos” do aplicativo. Neste estágio inicial, o aplicativo permitirá o cadastro de cerca de 15 bancos. Depois de cadastrado, o pagamento poderá ser realizado no próprio chat com a empresa, segundo a Meta.

E a segurança?

Segundo a empresa, os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança, e as pessoas precisam criar um PIN de pagamento e usá-lo para cada pagamento.

O chefe do WhatsApp na América Latina ainda afirmou que o aplicativo espera ajudar pequenas empresas no Brasil a se conectarem com mais facilidade no WhatsApp e que espera levar essa modalidade de pagamento a mais tipos de empresas e países no futuro.

Com a nova opção de pagamento pelo WhatsApp, a empresa espera se tornar ainda mais presente na vida dos usuários, que já usam o aplicativo para diversas finalidades, como troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos e até mesmo para se comunicarem com empresas e empreendimentos.

A adição do pagamento pode tornar o aplicativo ainda mais útil para as pessoas, especialmente em um momento de recuperação econômica depois da pandemia do COVID-19. O WhatsApp traz solução principalmente para pequenos negócios, já que a opção de pagar por roupas, comida e outros serviços diretamente pelo WhatsApp ajudar as microeconomias.

No entanto, resta saber se os usuários do WhatsApp estarão dispostos a cadastrar seus dados bancários no aplicativo, considerando as preocupações com privacidade e segurança. A empresa, no entanto, garante que os dados serão armazenados de forma segura e criptografada.

Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Úlimas

Single de xote ganha capa produzida com Inteligência Artificial

Há cerca de um mês, um amigo me perguntou se eu aceitava o desafio...

Meta lança novas formas de corpo, cabelo e roupas para o seu avatar

É hora de explorar o seu novo visual no Facebook. A Meta anunciou hoje...

Auto-GPT aponta caminhos para ganhar dinheiro na internet

Resolvemos testar o Auto-GPT. Para isso, pedimos que o aplicativo nos desse dicas de...