Início Agro Quando as plantas falam: o som do sofrimento

Quando as plantas falam: o som do sofrimento

0
As plantas falam quando estão sofrendo
Advertisement

Por meio de um algoritmo de inteligência de artificial pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que as plantas “falam” quando estão sofrendo. Ao ficarem em situação de estresse, como sem de água, elas emitem um ruído, no formato de cliques e estalos, na faixa de 40 a 80 quilohertz (kHz). No entanto, você não vai escutar porque o ouvido humano só é capaz de captar sons até uma faixa próxima de 20kHz.

Os pesquisadores identificaram que as plantas que precisam de água ou tiveram seus caules cortados recentemente produzem até 35 sons por hora, enquanto as plantas bem hidratadas e sem cortes são muito mais silenciosas, emitindo apenas um som por hora.

A publicação da pesquisa está na revista científica “Cell”. De acordo com os pesquisadores, a equipe gravou sons produzidos por mudas de tomate e tabaco cultivadas em estufas. Eles conseguiram captar os ruídos em uma distância de até 5 metros.

Advertisement

O som é praticamente um pedido de socorro. Eles foram emitidos com mais frequência após dois dias sem água, atingindo o pico no quinto ou sexto dia e só diminuindo quando a planta seca.

A descoberta pode ser útil para tornar a irrigação mais eficiente. Com o uso de microfones e sensores será possível detectar esses momentos de estresse por falta de água, por exemplo. Afinal as plantas falam quando estão sofrendo.

Advertisement
Advertisement

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile